Gestão de Pessoas: ser ou não ser?

August 31, 2017

 

 Como profissional em Gestão de Pessoas me deparo com perguntas como: melhor ser especialista em Administração de Pessoal ou Gestão de Pessoas? Na área de Gestão de Pessoas existe uma departamentalização criada para dividir os processos (Recrutamento, Seleção, Folha de Pagamento, Benefícios, Cargos e Salários, etc) responsáveis pela gestão de pessoas.

 

Nas universidades em Gestão de Pessoas o processo de Treinamento e Desenvolvimento é o que faz brilhar os olhos dos estudantes. O jargão escolhi estudar Gestão de Pessoas, pois gosto de pessoas ou prefiro ser especialista em folha de pagamento pois gosto de matemática parece ser um divisor de águas nesta área.

 

Para atuar nesta área devemos gostar de entender pessoas e atender as expectativas que os profissionais nos trazem e alinhar com as expectativas organização. Daí me perguntam: mas Lu, folha de pagamento não tem a mesma preocupação, só tem que focar em números e legislação trabalhista? Entendo que os especialistas em folha de pagamento, apontamentos e encargos devem ter a sensibilidade de que o trabalho que executam influi diretamente na gestão da empresa e na vida das pessoas.  O recibo de pagamento (nosso famoso Holerite), a guia de FGTS (nossa querida GFIP!), corresponde a uma pessoa que executou suas atividades o mês inteiro e espera que os valores e recolhimentos mensais estejam corretos, pois tem compromissos para honrar. Vamos tratar as atividades operacionais com foco nas pessoas.

 

Um profissional de Gestão de Pessoas pode até ser especialista em um processo, mas deverá ter uma larga visão sistêmica de sua área e da organização como um todo. Ao pleitear um cargo em gestão em RH, conhecer os processos como um todo será um grande diferencial e a trará tranquilidade a equipe que entenderá que o seu gestor os auxiliará em todos os assuntos.

 

Através dos processos seletivos (que o próprio RH conduz), buscamos sempre candidatos que atenda os perfis: visão sistêmica, flexibilidade, trabalho em equipe e proativo. Será que para buscarmos um candidato para Gestão de Pessoas as características citadas não valem?

 

Acompanhar as novas tendências em Gestão de Pessoas é papel fundamental nesta área que preza pelo desenvolvimento e bem-estar das pessoas. Devemos estar convencidos que “Só sei que nada sei” (Sócrates).

 

Luciane Goes

Consultora em Gestão em Talentos

Motivalli Talentos & Resultados

www.motivalli.com.br

www.facebook.com/Motivalli/

 

Facebook
Please reload

Post em Destaque

Contratou? E agora?

June 12, 2018

1/1
Please reload

Postagens Recentes

June 12, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload