O seu funcionário é seu cliente?

September 8, 2017

 

 

Muito bom acompanhar as novas tendências apresentadas no mundo corporativo com a finalidade de proporcionar para empresários e funcionários novas formas de trabalho. Algumas organizações falam de mudanças, mas não se insere no novo cenário. A conclusão que cheguei na minha última pesquisa sobre “Mudança Organizacional” (compartilharei na íntegra com vocês posteriormente) é que não tem uma receita pronta para que a empresa acompanhe estas mudanças, principalmente em relação às pessoas.

 

A reportagem da revista “Você RH” (Agosto/Setembro), convida as organizações a uma reflexão: os funcionários são tratados como clientes?

 

Em um treinamento há alguns dias, discutimos se o cliente é “Rei” ou o é “Deus”. E os funcionários da organização como definimos? Pessoas que devem estar motivadas, satisfeitas, engajadas e inspiradas para o desenvolvimento pleno de suas atividades e metas?

 

Os funcionários possuem experiências nas organizações que podem ser incríveis ou não, que impacta em suas vidas em completo, pois não temos um botão de ligar a vida profissional e desligar a vida pessoal e vice versa. Muito se fala em qualidade de vida e pouco se aplica de verdade o que tem gerado inúmeros afastamentos, cansaço e exaustão.

 

Temos uma nova geração que busca “felicidade no trabalho”, horários flexíveis, home office, licenças diversas para se aprimorar, conhecimentos interdepartamentais, bom relacionamento com o chefe e espaços para que possam participar de decisões. O consumidor acompanha as mudanças e busca produtos diferenciados e atendimento personalizado embutido a “felicidade” naquilo que almeja para si e para sua família.

 

E o ambiente físico da sua empresa, tem salas adequadas com ventilação apropriada, refeitórios organizados e limpos, espaço para lazer e descanso, redes sociais corporativas, tecnologias nos processos? Para o cliente as empresas investem fortunas para que tenha um ambiente confortável, eventos e campanhas publicitárias para inspirá-los, o melhor tratamento desde a recepção ou portaria  e até qual o tipo de chá ou café oferecer em uma reunião.

 

As organizações disponibilizam um canal de comunicação direta com este consumidor na tentativa de atender às suas expectativas e experiências dos produtos e serviços oferecidos. E com os funcionários? Qual o canal que sua empresa utiliza? O cliente entra em contato, exige seus direitos, alguns gritam com o seu funcionário e como a organização e seus gestores tratam estes casos?

 

O seu funcionário será o seu principal cliente se acreditar em seu produto/serviço e o ambiente interno condizer com a realidade que é demonstrada para o mercado.

 

Análise às condições citadas e reveja se a sua organização está inserida na “Era do funcionário cliente”.

 

Se o assunto te interessou poderemos auxiliá-lo na implantação ou reestruturação do RH de sua empresa. Contate-nos

 

 

Luciane Goes

Consultora Gestão de Talentos

Motivalli – Talentos & Resultados

www.motivalli.com.br

facebook.com/Motivalli/

linkedin.com/company/25039306/

Facebook
Please reload

Post em Destaque

Contratou? E agora?

June 12, 2018

1/1
Please reload

Postagens Recentes

June 12, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload