Mudança Organizacional e Gestão de Pessoas

March 26, 2018

Mudanças o tempo todo nos bombardeando e temos que nos adaptar a elas de modo que consigamos conviver em um mundo cada vez mais flexível e cheio de facilidades. Às vezes não temos opção. Mudamos ou ficamos fora do contexto de coisas simples.

 

Na semana passada um amigo querido que não tem um celular avançado e não usa apps, comentou que tem um cartão de loja e foi informado que não receberá mais a fatura pelo correio, somente por e-mail. Ele disse: - as pessoas parecem uns “zumbis” pelas ruas com os celulares nas mãos. Isto cabe uma reflexão.

 

Transferindo este conceito de “zumbis” para as organizações visualizo muitas empresas que estão nesta era. Fala-se em “pessoas” como capital, mas no sentido que deve executar o trabalho para aumentar o “capital” da empresa. Até tentam utilizar os modelos existentes de cultura, gestão de pessoas, liderança e estratégia da empresa, porém começam se perder em um momento ou desistir no meio do caminho.

 

Vou levantar um questionamento para os líderes das organizações? Sua empresa tem grupo de whatapp? Os assuntos tratados neste grupo têm cunho profissional ou dá margem para as pessoas ficarem com indiretas ou expor de forma desordenadas os assuntos? Este canal de comunicação é ideal para sua empresa? O que ele agrega aos seus negócios?

 

Uma visão moderna de gestão de pessoas, considera todos os envolvidos no processo organizacional e que o sucesso, ou não, é de responsabilidade de cada um dos integrantes.  A cooperação entre as pessoas deve existir para alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

 

A gestão de pessoas deve cumprir o seu papel junto as pessoas de forma a quebrar paradigmas, criar o novo, romper com hábitos, alianças e costumes, mas isto só é possível com segurança para identificar erros e propor mudanças de forma transparente, sendo papel dos gestores (principalmente Diretores) apoiar neste processo e acreditar nas mudanças. Conhecer a sua equipe é primordial para ditar o jogo e desafios que se tem pela frente. Maxwell (2002) comenta que você pode perder com bons membros, mas jamais ganhará com membros ruins.

 

Me conta como é na sua empresa: as pessoas estão alinhadas com as mudanças e perfil institucional desejado?

 

Não está sabendo lidar com esta questão?

Conte comigo para alinhar as políticas de RH de sua empresa.

 

Luciane Goes 

Fundadora da Motivalli Talentos & Resultados

Facebook
Please reload

Post em Destaque

Contratou? E agora?

June 12, 2018

1/1
Please reload

Postagens Recentes

June 12, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload